Psiquiatria nutricional: seu cérebro e os alimentos
- fredmedeiros
- 17 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2021
Será que nossas escolhas alimentares influenciam o funcionamento do nosso cérebro?
Pense nisso. Seu cérebro está sempre "ligado". Ele cuida de seus pensamentos e movimentos, sua respiração e batimentos cardíacos, seus sentidos - funciona muito, e em 24/7. Isso significa que seu cérebro requer um suprimento constante de "combustível" que vem dos alimentos que você come. Simplificando, o que você come afeta diretamente a estrutura e a função do seu cérebro e, em última análise, seu humor.
Comer alimentos de alta qualidade que contêm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes alimenta o cérebro e o protege do estresse oxidativo.
Infelizmente, seu cérebro pode ser danificado se você ingerir as substâncias de baixa qualidade (como o que você obtém de alimentos processados ou refinados). Estudos encontraram uma correlação entre uma dieta rica em açúcares refinados e comprometimento da função cerebral como transtornos do humor e a depressão.
Hoje, felizmente, o campo crescente da psiquiatria nutricional está descobrindo que existem muitas consequências e correlações entre o que você não come, o que você sente, e como você se comporta. Dentre as diversas linhas de pesquisa, cada vez mais encontramos associações entre a nossa dieta, a composição do nosso microbioma intestinal e a correlação dele com diversas condições de saúde, como obesidade, diabetes, doenças auto-imunes e até mesmo transtornos como a depressão.
Comentários