Impacto das mudanças de estilo de vida na expectativa de vida
- fredmedeiros
- 7 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de nov. de 2021
Quanto que a adoção de um estilo mais saudável pode contribuir para aumentar sua expectativa de vida?
Hoje sabemos que as doenças cardiovasculares são as principais de causa de morte no mundo e isso vem acontecendo principalmente devido em grande parte aos maus hábitos de vida. A identificação destes fatores de risco cardiovascular de maior prevalência populacional permitiu que programas de prevenção fossem conduzidos em vários países a exemplo dos Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Reino Unido, Austrália e Japão conseguindo reduzir de forma expressiva a mortalidade por doenças cardiovasculares.
Um estudo recente avaliou dados de mais de 40.000 participantes durante 34 anos - e os resultados foram impressionantes. Esse trabalho observou a adoção de cinco fatores considerados benéficos para a saúde (não fumar, manter um peso saudável, atividade física regular, uma dieta saudável e consumo moderado de álcool) nesse grupo de pessoas e verificou que aqueles que não tinham NENHUM desses fatores tiveram uma expectativa média de vida a partir dos 50 anos de idade de 29 anos para mulheres e 25 anos para os homens (ou seja, mulheres alcançando 79 anos e homens 75 anos).
Já para os indivíduos do grupo que tinham esses cinco fatores benéficos o aumento na expectativa de vida a partir dos 50 anos de idade foi considerável: nas mulheres saltou de 29 anos para 43 anos (ou seja, uma expectativa média de vida de 93 anos) e nos homens de 25 para 37 anos (expectativa de vida de 87 anos).
Ou seja, comer saudável, se exercitar, não fumar, manter seu peso adequado e consumir álcool com moderação pode aumentar sua expectativa de vida em 14 anos se você for mulher ou 12 anos se você for homem.
Referência: Impact of Healthy Lifestyle Factors on Life Expectancies in the US Population, Circulation, 2018.
Comentários