top of page

Como escolher um bom ômega 3?

  • Foto do escritor: fredmedeiros
    fredmedeiros
  • 29 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de nov. de 2021



A suplementação de ômega-3 tem recebido uma grande quantidade de artigos científicos favoráveis, apresentando nos estudos diversos benefícios, como redução do risco coronariano, aumento na metabolização de lipídios no sangue (ou seja, ajuda a manter os níveis de triglicerídeos normais) e protege contra agregação plaquetária excessiva.

Uma das ações mais interessantes do ômega-3 é na modulação da resposta inflamatória do nosso organismo, diminuindo a conversão de DGLA (ácido diomo-gama linoleico - um ácido ômega-6) em ácido aracdônico, precursor dos mediadores das vias inflamatórias. Outro benefício da suplementação de ômega-3 é a melhoria da função cerebral (confira no vídeo post do documentário da BBC).

O ômega-3 pode ser obtido em várias fontes alimentares (é uma das gorduras essenciais, já que nosso organismo não a produz) e para suplementação a fonte mais utilizada é o óleo de peixes de águas frias, como salmão, por exemplo.

Na hora de escolher seu suplemento de ômega-3 é importante avaliar alguns aspectos:

- Estabilidade: o óleo de peixe pode facilmente se tornar "rançoso" pela oxidação.

- Pureza: devido a poluição dos mares, normalmente o óleo de peixe in natura vem com diversos poluentes, como por exemplo mercúrio. É necessário um processo de purificação para garantir que o mesmo está livre de contaminantes.

- O principal benefício do óleo de peixe está no DHA (ácido docohexapentanóico) e no EPA (ácido eicosapentanóico). O grau de concentração desses dois items por cápsula determina os resultados que podem ser obtidos.

- As cápsulas devem ser projetadas para liberação entérica, dessa forma evitando refluxo e "gosto de peixe" na boca de 30 minutos a 1 hora após a sua ingestão. É recomendável também não tomar as cápsulas junto com refrigerantes, para evitar esse pequeno inconveniente.

- Caso opte por ômega 3 com cápsulas normais, uma forma de evitar o refluxo e "gosto de peixe" na boca é congelar as cápsulas antes de tomar.

 
 
 

Comentários


Posts em destaque
Posts recentes
  • Dr. Frederico Medeiros
Arquivo
Procurar por tags
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Dr. Frederico Ligeiro Medeiros

CRM-MT 6489 e CRM-SP 165986

Cardiologia RQE nº 5316
Nutrologia RQE nº 6749

bottom of page